Conjuntura Atual

Conjuntura Atual - os bastidores da política

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/02/2021, às 18h43   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

Habilidade e inaptidão

Muito se fala ainda no balão que o presidente Jair Bolsonaro deu no presidente nacional do DEM, ACM Neto. A nomeação do agora ministro da Cidadania, João Roma (Republicano) foi, no que se refere ao tempo, “uma jogada hábil do inepto presidente”, como afirma um ator político baiano.

Declarativo

A declaração do ex-prefeito de Salvador, anterior à nomeação, a respeito de 2022 de não descartar um eventual apoio à reeleição de Bolsonaro surpreende menos do que foi destacado: ora, ambos tem o mesmo adversário/inimigo. Neto cá tem eleição dura contra o PT e Bolsonaro lá também. Já dizia a máxima que o inimigo do meu inimigo é meu amigo.

Para além

A história eleitoral não define vitoriosos futuros, mas os exemplos servem para planejar o presente. Disputar em duas frentes: contra a centro-esquerda e direita pode jogar água nos planos do ex-prefeito.

Notas taquigráficas

Neste mês assistimos à crise “conjugal” entre colegas de apartamento funcional: os deputados federais: Elmar Nascimento e Rodrigo Maia. Ouvimos as acusações de traição de Maia e ACM Neto. De Neto a João Roma. O roteiro desta live-action é surpreendente.

Bombeiros

Já são aguardados os bombeiros de plantão. Pedindo licença para Mino Carta, até o mundo mineral sabe que o entrevero entre Neto e Roma é fumaça de palha. Não dura um carnaval. Ambos tem laços fincados na política, família e Negócios.

Congresso lá:

Se diz na política, Executivo fraco garante um Parlamento forte. Para os legisladores melhor é manter os pedidos, inócuos, de impeachment e as críticas à Bolsonaro até o final desta legislatura.

Legislativo cá

Já na Alba a conversa é outra: o Executivo é forte e a base aliada enorme. Nas palavras de dois deputados de campos opostos: - monitoria não consegue manobrar e a maioria vale pouco per capita.

Disco novo
Da Baiana System saiu o verso

Primeiro, nunca Matar
Segundo, jamais Ferir
Terceiro, estar sempre atento
Quarto, sempre se unir
Quinto, desobediência às ordens de vossa excelência que podem nos destruir

Casa

O vice-governador João Leão está de malas prontas para a secretaria do Planejamento. Para o seu lugar na pasta de Desenvolvimento Econômico vai o ex-presidente da Alba, Nelson Leal. Até aí tudo bem, para onde vai o ex-senador Walter Pinheiro e quem assume a Casa Civil são perguntas sem resposta ainda no Palácio de Ondina.

Civil

Fato é que Rui deu a entender que indicaria Leão para a pasta que toca as principais obras da gestão estadual. Fez isso, mas esqueceu de combinar com a equipe. Ao que parece, o espaço prometido para os progressistas não é o desejado.

Preocupação

Nos corredores da Assembleia Legislativa continuam ecoando as queixas do custo eleitoral da última campanha. Os deputados são uníssonos ao afirmar que não houve redução nos valores que circulam na eleição. Ao contrário, afirmam que o “mercado” das lideranças está inflacionado e que em 2022 deve piorar se nada for feito.

Inflação

Inflação mais impactante é que o cidadão tem se deparado. Ouvir o ministro Paulo Guedes falar em controle inflacionário, juros e afins é ultrajante para quem usa quase 10% do salário mínimo para comprar gás de cozinha.

Luiz Fernando Lima é jornalista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp