Política

Convenção do PSOL oficializa chapa majoritária e apresenta bandeiras para disputa na Bahia

Foto: Erlon Sousa / Divulgação
A chapa do PSOL-Rede promete enfrentar desigualdades sociais e priorizar políticas públicas voltadas para a população mais necessitada.  |   Bnews - Divulgação Foto: Erlon Sousa / Divulgação
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

daniel.serrano@bnews.com.br

Publicado em 24/07/2026, às 19h03 - Atualizado às 19h03



A Federação PSOL-Rede oficializou, nesta sexta-feira (24), durante convenção realizada no Fiesta Bahia Hotel, no bairro do Itaigara, em Salvador, a chapa majoritária que disputará as eleições estaduais de outubro.

A chapa é formada por: o presidente estadual do PSOL, Ronaldo Mansur, como candidato ao Governo da Bahia; Meire Reis (PSOL), candidata a vice-governadora; e  Delliana Ricelli (PSOL) e Marcelo Carvalho (Rede Sustentabilidade) como candidatos ao Senado .

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Meire Reis defende economia voltada para geração de empregos

À imprensa, a candidata a vice-governadora, Meire Reis disse que a Bahia precisa adotar um modelo econômico voltado à produção e à redução das desigualdades sociais. Segundo ela, o atual cenário econômico privilegia a especulação financeira em detrimento da geração de emprego e renda.

"O que precisa acontecer na Bahia é uma economia mais voltada para os direitos da população, mais emprego, mais espaços de produção efetivamente, porque hoje você fica rico não produzindo, mas especulando. Isso é um problema da economia brasileira e da economia do mundo", disse. 

A psolista também defendeu políticas públicas voltadas para o enfrentamento das desigualdades.

"Precisamos de uma Bahia melhor do ponto de vista econômico, político, social e cultural, menos racista, menos machista e que efetivamente reduza o nível de desigualdade social que existe no país."

Delliana Ricelli destaca representatividade feminina na disputa pelo Senado

Uma das candidatas ao Senado da chapa, Delliana Ricelli afirmou que sua candidatura representa uma alternativa de representação feminina e feminista na disputa eleitoral baiana.

"Até agora nós somos a única candidatura feminina e feminista para o Senado. A gente vem mostrar para a população que existe a possibilidade de levar uma representante do povo, uma pessoa que tem vivência e está no chão da escola transformando o cotidiano e a vida das pessoas", declarou. 

Delliana destacou ainda que os integrantes da chapa possuem atuação na área da educação e defenderão políticas públicas voltadas à população em situação de vulnerabilidade.

"Nossa chapa é formada por três professores que atuam na educação. Queremos pensar políticas públicas para o povo preto, pobre e desfavorecido, além de transformar a educação do país. Acreditamos que é a educação que é capaz de mudar a nossa realidade", disse. 

Marcelo Carvalho propõe salário mínimo maior para os baiano

O outro candidato ao Senado da chapa, Marcelo Carvalho afirmou que pretende representar trabalhadores e movimentos sociais no Congresso Nacional caso seja eleito. Na avaliação dele, a população baiana não se sente representada pelos atuais parlamentares.

"Nós estamos aqui para buscar a vitória, e essa vitória vai significar a vitória do povo baiano, um povo que não se sente representado há muito tempo na Câmara Federal, na Assembleia Legislativa e também no Senado", afirmou. 

O candidato também criticou adversários da disputa e afirmou que eles perderam o diálogo com a população. "Infelizmente, os candidatos do outro campo e os atuais senadores não dialogam mais com a base social, com o movimento sindical e com os trabalhadores", disse

Entre as propostas apresentadas, Marcelo Carvalho defendeu a criação de um salário mínimo estadual na Bahia.

"Eu tenho uma proposta para você, trabalhador e trabalhadora: instituir o salário mínimo baiano. Já existe esse modelo em outros estados. A Bahia tem potencial econômico para ter um salário mínimo maior, e eu vou ser a sua voz no Senado Federal", concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)
{# Os assets da galeria (unitegallery) sao injetados em bones/objects.py, somente quando o artigo tem galeria. #}