Política

COP 27: Lula promete se aproximar de prefeitos: ‘Não adianta discutir de Brasília’

Reprodução
Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 16/11/2022, às 07h49 - Atualizado às 07h51   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou durante um evento na 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas, a COP 27, na manhã desta quarta-feira (16). Na oportunidade, Lula prometeu se aproximar dos prefeitos na tentativa de dialogar sobre a agenda ambiental.

“Vamos assumir o compromisso com os prefeitos. É o prefeito que está na cidade, é o prefeito que sabe de quem é a terra. Não adianta ficar discutindo de Brasília. É importante descer aonde estão acontecendo as coisas. É importante pactuar e saber que os prefeitos vão ter recursos para que a gente possa cobrar deles alguma coisa. O Governo federal foi passando muita responsabilidade para os prefeitos, e menos dinheiro”, disse Lula no encontro "Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática".

Ele estava na companhia dos governadores que integram a Amazônia Legal, Waldez Góes (PDT-AP) Gladson Cameli (PP-AC), Mauro Mendes (União-MT), Helder Barbalho (MDB-PA), Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO), e Marcos Rocha (União-RO).

Ainda na oportunidade, Lula destacou que o “diálogo será permanente” com todos. “Nós políticos podemos ser adversários numa ou outra eleição, mas nós não somos inimigos. O presidente da República tem a obrigação de conversar com todos, sem perguntar a que partido pertence, que religião professa, e que time torce”, acrescentou.

Ao final do seu discurso, ele reforçou que vai combater a “projeto de degradação” e “sofrimentos dos povos indígenas”. “Vamos ter que trabalhar junto para que o Brasil seja motivo de orgulho ao mundo e não motivo de desespero”, disse.

Lula foi convidado para participar da COP 27 logo após ter vencido o segundo turno das eleições. Ele desembarcou na segunda (14) na cidade de Sharm el-Sheikh, no Egito, que sedia a edição deste ano da cúpula.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp