Política

COP28: “Não há perspectiva de resolver o problema ambiental sem tratar da fome”, afirma Jerônimo em estreia no evento

Reprodução / Instagram
O governador Jerônimo Rodrigues deu início, nesta sexta-feira (1º), à sua participação na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram

Publicado em 01/12/2023, às 18h04   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jerônimo Rodrigues deu início, nesta sexta-feira (1º), à sua participação na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima - COP28, e defendeu a centralidade de combate à fome e às desigualdades sociais como caminhos para a preservação do meio ambiente. O gestor apresentou experiências baianas em dois debates. Os encontros abordaram o papel dos Estados em temas como a adaptação às mudanças climáticas, transição energética e financiamento da economia verde.

O governador aproveitou a oportunidade para ressaltar que a redução da desigualdade e combate à fome são essenciais para garantir a preservação. “Não há perspectiva de resolver o problema ambiental e a transição energética sem tratar da desigualdade social e da fome. Quem tem fome não preserva, comunidades pobres, muitas vezes, têm como única fonte de renda os recursos naturais, e exploram para matar a fome”, destacou o governador.

Os paineis temáticos foram organizados pelo consórcio Brasil Verde, formado por 16 Estados brasileiros, entre eles a Bahia, para promover ações de preservação e sustentabilidade ambiental. Durante seu pronunciamento, o governador Jerônimo destacou as ações que vem sendo desenvolvidas no Estado e contribuem para a desaceleração do aquecimento global.

Jerônimo apresentou detalhes do Bahia+Verde, que é o maior programa de transição energética, econômica e social do Brasil, e contempla compromissos prioritários de proteção e conservação da sociobiodiversidade. O objetivo é adotar novos modelos de gestão e governança participativa, ampliando a publicidade e a participação social nos processos de decisão e no avanço das políticas públicas ambientais.

Também participam do evento da ONU o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e outras autoridades brasileiras. A COP segue até o dia 12 de dezembro e reúne chefes de Estado e representantes de quase 200 países para discutir medidas relacionadas às mudanças climáticas e o aquecimento global. 

A comitiva do Governo do Estado na COP28 conta com a presença dos secretários de Desenvolvimento Econômico (SDE), Angelo Almeida; do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Sodré; e do superintendente de Atração de Investimentos da SDE, Paulo Guimarães.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp