Política

Em discurso na COP28, Lula critica ONU: "incapaz de manter a paz"; saiba detalhes

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Presidente Lula alfinetou a ONU por não conseguir apaziguar os conflitos pelo mundo  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 01/12/2023, às 06h40 - Atualizado às 06h56


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), onde participa da COP 28. Durante o seu discurso, além de falar de pontos relativos ao meio ambiente e clima, Lula também alfinetou a Organização das Nações Unidas (ONU). Para o presidente, a organização tem se mostrado "incapaz de manter a paz".

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

É inexplicável que a ONU, apesar de seu esforço, se mostre incapaz de manter a paz, simplesmente porque alguns dos seus membros lucram com a guerra", afirmou o chefe do executivo brasileiro.

Lula também destacou que nenhum governante pode ser isento de suas responsabilidades, sejam elas quais forem. "Governantes não podem ser eximidos suas responsabilidades. Nenhum país resolverá seus problemas sozinho. Estamos todos obrigados a atuar juntos, além de nossas fronteiras", destacou Lula.

O gestor brasileiro também pontuou que sua gestão pode ficar na linha de frente e que as metas do Brasil são maiores do que outros países. "O Brasil está disposto a liderar pelo exemplo. Ajustamos nossas metas que são hoje mais ambiciosas do que a de muitos países desenvolvidos", pontuou o presidente.

Assista ao Radar BNews da última quinta-feira (30):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp