Coronavírus

ACM Neto decreta situação de emergência e fechamento dos shoppings em Salvador

Reprodução
Anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (18)  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 18/03/2020, às 15h37   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito ACM Neto (DEM) decretou situação de emergência na capital baiana diante da ameaça do coronavírus. A decisão será publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (19). O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (18), em coletiva de imprensa no Palácio Thomé de Souza. O gestor afirmou que a medida servirá para acelerar trâmites administrativos, como a compra de insumos e contratações emergenciais.

Leia também:Prefeitura pode interditar praias de Salvador, anuncia ACM Neto

O gestor também anunciou o fechamento a partir do próximo sábado (21) de todos os shoppings centers, empreendimentos comerciais e correlatos. Clínicas que funcionam dentro de shoppings, no entanto, terão autorização para funcionar. As medidas prevalecerão por 15 dias, podendo esse prazo ser estendido. "Estamos também suspendendo o funcionamento do Mercado Modelo e do Elevador Lacerda", avisou o prefeito. A medida não se estende para outros mercados municipais que vendem produtos essenciais.

Também estão suspensos os serviços de atendimento ao cidadão por parte da prefeitura, exceto os essenciais. Englobam essa medida o SIMM, o serviço das prefeituras bairros e todos os serviços que implicam o deslocamento do cidadão para os órgãos e ou que causem aglomeração de pessoas.

"O que for atividade essencial está mantido", declarou. Os estagiários municipais também estão dispensados do trabalho. Bares, restaurantes e postos de gasolina continuarão abertos.

A Prefeitura também autorizou a retirada de medicamentos por qualquer portador que possua documentos. "Isso é muito importante para os idosos", explicou. A campanha de vacinação contra Influenza, que estava prevista para abril, foi antecipada para segunda-feira com prioridade para idosos e trabalhadores da área de saúde.

ACM Neto afirmou que está em diálogo com as empresas de call centers para o desenho de um protocolo específico para essas empresas. Ainda será definido qual será a determinação da prefeitura em relação das praias. "A minha disposição é promover a interdição das praias mais frequentadas por banhistas para evitar aglomerações. Só que precisamos saber qual é a disposição da Guarda Municipal e da Polícia Militar para nos ajudar no cumprimento dessa norma. Vou conversar com o Governo do Estado, mas desejo da prefeitura é determinar a interdição das praias no final de semana e isso se estendendo de maneira permanente".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp