Coronavírus

Especulado para o lugar de Mandetta, Osmar Terra diz que Covid-19 matará menos do que gripe no RS

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ex-ministro tem sido um dos aliados do governo Bolsonaro a endossar o coro contra as medidas de restrição   |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 08/04/2020, às 09h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Ex-ministro e deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), que chegou a ser cotado para ocupar a vaga de Luiz Henrique Mandetta, balançado no Ministério do Saúde, afirmou que o novo coronavírus vai fazer menos vítimas fatais do que terá no Rio Grande do Sul (RS) por outras gripes.

Osmar Terra, que em 2007 foi secretário de Saúde do estado, afirmou que morrem cerca de 950 pessoas por "gripe sazonal" no inverno. A declaração foi feita durante entrevista à Rádio Gazeta FM, do Rio Grande do Sul.

Braço-direito de Bolsonaro, é um dos poucos aliados do presidente da República que ajudam a endossar o coro contra as medidas que restringem a circulação de pessoas e o funcionamento do comércio.

"Vai morrer mais gente de gripe sazonal, no inverno, no Rio Grande do Sul. Morrem, em média, 950 pessoas de gripe sazonal, principalmente os idosos", diz Terra, acresce ntando que errar o que chamou de "vaticínio" seria desmoralizante para ele. "Vai morrer menos gente de coronavírus em todo o Brasil do que gente no inverno gaúcho de gripe sazonal", acredita.

À coluna Painel, da Folha de S. Paulo, contudo, a sua explicação foi outra. Segundo o ex-ministro do Desenvolvimento Social na era Temer, e da Cidadania no governo Bolsonaro, ele engloba não só as gripes no Rio Grande do Sul, mas em todo o país.

"O que disse é que as gripes sazonais no RS e no país produzirão mais mortes que o coronavírus", defendeu. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp