Coronavírus

Climão! Relação entre Geraldo Júnior e Prefeitura se abala após "furo" sobre reabertura de comércio

BNews/Arquivo
Equipe de ACM Neto praticamente desautorizou presidente da Câmara de Salvador  |   Bnews - Divulgação BNews/Arquivo

Publicado em 28/04/2020, às 16h37   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), não reagiu bem ao posicionamento da Prefeitura de Salvador, que praticamente desmentiu uma notícia dada por ele em seu programa de rádio nesta terça-feira (28). O vereador se antecipou ao próprio ACM Neto (DEM) e anunciou a reabertura de lojas de decoração, concessionárias de veículos e revenda de automotivos seminovos no próximo dia 4 de maio. Ao BNews, ele afirmou que contou com a sensibilidade do prefeito "que sabe o momento de contornar crises inesperadas, como essa provocada pela Pandemia do Coronavírus".

O problema é que, poucas horas depois, a prefeitura distribuiu à imprensa uma nota de esclarecimento declarando que "até o momento, não há nenhuma decisão oficial para que seja flexibilizado o funcionamento de atividades comerciais previstas nos decretos municipais publicados". "A situação crítica vivida em razão da pandemia exige prudência e muita cautela. A gestão municipal está monitorando a disseminação da Covid-19 em nossa cidade e estudando a elaboração de um protocolo de retomada do comércio e dos serviços de forma gradual, controlada e com todos os cuidados, que será anunciado na hora devida", diz o texto.

No início da tarde, Geraldo também divulgou por meio de sua assessoria de imprensa outra nota em que sobe o tom sobre o caso. Ele afirma que a notícia foi baseada "numa reunião virtual entre prepostos da Prefeitura e representantes de entidades de classe destes setores". Segundo ele,  nesta reunião foi acordada a reabertura destes setores do comércio.

Desde o início do ano, Geraldo Júnior é cotado para integrar a vice na chapa de Bruno Reis (DEM). O presidente, por sua vez, ainda não anunciou se vai ocupar a vaga ou tentar a reeleição na Câmara. Nos bastidores, a avaliação é que está estremecida a relação entre Geraldo e o Palácio Thomé de Souza e que isso põe em cheque a articulação.

Na nota, Geraldo afirma que "causa estranheza essa falta de sintonia" entre os poderes Legislativo e Executivo. "Até porque ACM Neto já declarou que 'eu e Geraldo nos entendemos pelo olhar'. Está no ar a pergunta se houve mudança neste 'olhar'. E em janeiro  Bruno Reis disse que Geraldo Júnior escolheria 'em qual posição jogar'. A questão é se não há mais camisa neste time", questiona o edil. A nota termina com a frase "A seguir cenas dos próximos capítulos".

Vale lembrar que, durante todo o ano de 2019, Geraldo protagonizou embates acalorados contra a Prefeitura ao adotar uma postura de independência (e quase de oposição) da Câmara Municipal. O vereador, inclusive, chegou a aglutinar partidos em torno de si e ameaçou lançar uma candidatura solo à Prefeitura de Salvador. Em janeiro, no entanto, após uma forte articulação comandada pelo prefeito ACM Neto, ele decidiu declarar apoio a Bruno.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp