Coronavírus

João Roma pede à Prefeitura flexibilização da obrigatoriedade do uso de máscara para autistas

Divulgação/Julio Dutra
O uso do objeto potencializa reações sensoriais e provoca sensação de queimação  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Julio Dutra

Publicado em 28/05/2020, às 10h13   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal João Roma (Republicanos) pediu à Prefeitura de Salvador que flexibilize a obrigatoriedade do uso de máscaras para pessoas com autismo. A solicitação, por meio de um ofício, que o BNews teve acesso com exclusividade, foi feita pelo parlamentar após reivindicação do vice-presidente da Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA-BA), Leonardo Martinez.

O pedido de Roma também vale para pessoas com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial. Ainda segundo o deputado, em muitos casos, o uso das máscaras potencializa reações sensoriais ou agitações psicomotoras, provocando uma sensação de pinicação e queimação na pessoa.

“Esta medida atenderá ao pleito de pais e cuidadores de pessoas com autismo e outras deficiências. Muitos pais precisam, por exemplo, ir até a uma farmácia, supermercado, e precisam levar seus filhos. Contudo, devido à obrigatoriedade do uso de máscaras, acabam não podendo entrar nos estabelecimentos, assim como no transporte público”, afirma Roma.

A solicitação da AMA leva em consideração relatórios elaborados por diversos especialistas na área, a exemplo da neuropediatra Adriana Mattos, especialista em autismo; de Ana Marta Vieira Ponte, especialista em terapia ocupacional do país; da neurologista e professora da Ufba Rita Lucena; e da virologista e também professora da Ufba Nadia Rossi.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp