Coronavírus

Taxa de UTI em Salvador cai para 58% e Neto oficializa reabertura de bares, restaurantes e salões

Arquivo BNews
Em coletiva virtual, o prefeito apresentou os dados referentes à situação de Salvador em relação à pandemia do coronavírus  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 08/08/2020, às 11h09   Yasmin Garrido e Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito ACM Neto oficializou, neste sábado (8), que a partir da próxima segunda-feira (10) terá início a segunda fase de reabertura do comércio na capital baiana, conforme protocolo estabelecido pela prefeitura em julho. Em coletiva virtual, o prefeito apresentou os dados referentes à situação de Salvador em relação à pandemia do coronavírus. Irão abrir bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias.

Segundo Neto, Salvador deu início à primeira fase de forma exitosa. “Agora, praticamente 15 dias depois, estamos com taxa de leitos de UTI em 58%, segundo números que registramos neste sábado (8). Isso nos permite autorizar, com edição extraordinária do diário, o início da segunda fase”. Irão abrir bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias.

O gestor municipal ressaltou, no entanto, que nos salões, nesse momento não vai ser possível fazer maquiagem nem outros serviços que necessitem da retirada das máscaras. A reabertura está autorizada, mas o uso da máscara é obrigatório durante todo o período de funcionamento.

O prefeito já adiantou que haverá intensa fiscalização nos estabelecimentos.  “Compreendo a luta das pessoas ao longo dos quase cinco meses de restrições, do pessoal das academias, barbeiros, manicure, assim como os donos de lanchonetes, bares e restaurantes, mas estamos convencidos que esse tempo foi imprescindível para combater a pandemia em Salvador. Todas essas atividades terão de cumprir os protocolos, tanto o geral quanto os específicos, apresentados na última quarta-feira. Nós vamos ser extremamente rigorosos na fiscalização”, disse, neste sábado (8), em coletiva virtual. 

Em relação ao transporte público, Neto afirmou que é a maior preocupação. “Na primeira fase, passou a funcionar 70% da frota, com a segunda fase passa a operar 80%, com 1.770 veículos organizados em 3 horários de pico [5h-8h//8h-12h//15h-21h], de maneira a evitar aglomerações e grande pressão simultânea no transporte público. Já na terceira fase, vamos funcionar com 90% da frota, com 1.991 veículos".

O prefeito falou sobre a consciência de maior uso do transporte público a partir da reabertura dos estabelecimentos comerciais. "Eu sei que agora, a partir de segunda-feira, com o retorno de 30 mil estabelecimentos em Salvador, haverá uma movimentação de pessoas ainda maior. Faço um apelo para a organização. A gente consegue fazer o controle das principais estações de ônibus, mas é impossível ter estrutura para controlar todos os pontos de ônibus da cidade”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp