Coronavírus

ACM Neto quer distribuir vacina chinesa em Salvador em parceria com Dória

Divulgação
Prefeito expressou o desejo de participar do projeto em parceria com SP  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 14/10/2020, às 17h04   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito ACM Neto (DEM) se reuniu com o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), na tarde desta quarta-feira (14), para discutir a distribuição da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac Biotech em Salvador.

"Estive, agora há pouco, com o governador de São Paulo João Dória para conversar sobre a vacina chinesa CoronaVac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan. A minha ideia é viabilizar o acesso das doses para a população de Salvador o mais rápido possível. Não vamos descansar um só segundo enquanto a nossa cidade não estiver protegida contra o coronavírus", escreveu Neto, nas redes sociais.

No encontro, o baiano expressou o desejo de participar do projeto em parceria com SP. A vacina, que tem se mostrado segura até o momento, sem apresentar efeitos colaterais graves em pacientes testados, poderá chegar aos soteropolitanos assim que houver o registro. 

O laboratório, com sede em Pequim, já realizou testes do produto em milhares de voluntários na China, nas fases I e II, com excelentes padrões de segurança até o momento. Antes, o modelo experimental aplicado em macacos apresentou resultados expressivos em termos de resposta imune contra as proteínas do vírus.

Caso a vacina seja aprovada, a Sinovac e o Butantan vão firmar acordo de transferência de tecnologia para produção em escala industrial tanto na China quanto no Brasil para fornecimento gratuito ao SUS (Sistema Único de Saúde). Os passos seguintes serão o registro do imunizante pela Anvisa e fornecimento em todo o Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp