Coronavírus

Bolsonaro diz que já mandou cancelar compra de vacinas e manda recado a Pazuello: "Não abro mão da minha autoridade"

Agência Brasil
Segundo Bolsonaro, a ordem já foi dada para cancelar a assinatura do "protocolo de intenções  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 21/10/2020, às 15h13   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na tarde desta quarta-feira (21) que já ordenou o cancelamento do protocolo que previa a compra de 46 milhões de doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pela chinesa SinoVac e Instituto Butantan. A decisão desfaz o acordo selado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, com o governador João Dória (PSDB).

Segundo Bolsonaro, a ordem já foi dada para cancelar a assinatura do "protocolo de intenções" e aproveitou para mandar um recado ao general Eduardo Pazuello: "O presidente sou eu, não abro mão da minha autoridade". As informações são do G1.

A declaração do presidente surge em meio às críticas pela postura contraditória à movimentação do titular da pasta, o terceiro desde o início da pandemia. Mais cedo, nas redes sociais, Bolsonaro respondeu a uma seguidora que e o Brasil não iria comprar uma "vacina da China".

Não demorou para que o Ministério da Saúde recuasse. Em um novo anúncio, que não teve a presença do general Pazuello, o secretário-executivo da pasta, Elcio Franco, reconheceu que o protocolo de intenções que foi acordado com o Instituto Butantan não é vinculante, ou seja, não obriga à compra das doses de Coronavac.

Pelo contrário, o secretário confirmou que "não há intenção para compra de vacinas chinesas". A pasta também retirou do site oficial o comunicado sobre o protocolo de intenções.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp