Coronavírus

"Vamos definir quando a vacina chegar", diz Rui Costa sobre cidades que vão receber Sputnik V

BNews/João Brandão
Inicialmente, o Estado irá receber 300 mil doses do imunizante  |   Bnews - Divulgação BNews/João Brandão

Publicado em 09/07/2021, às 13h51   João Brandão* e Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), declarou que a gestão estadual ainda vai definir quais serão as primeiras cidades a receberem as primeiras doses da vacina russa Sputnik V.

Inicialmente, o Estado irá receber 300 mil doses do imunizante. O petista ainda afirmou que não há definição sobre quais cidades têm condições de completar 100% das imunizações com esse estoque inicial.

A Anvisa autorizou o lote reduzido para que seja feito um estudo prévio sobre o imunizante no Brasil antes da aplicação em passada. "Queremos receber as 10 milhões de doses", declarou o gestor na inauguração da 19ª Policlínica de Saúde em Ribeira do Pombal, nesta sexta-feira (9).

As cidades escolhidas deverão ser escolhidas num raio de 100 km de Salvador.

19ª Policlínica
A nova unidade de saúde inaugurada nesta sexta vai beneficiar a população de Adustina, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Coronel João Sá, Fátima, Heliópolis, Nova Soure, Novo Triunfo, Olindina, Paripiranga, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Sítio do Quinto e Tucano. O valor investido em obras mais equipamentos e veículos ficou em torno de R$ 29 milhões.

O modelo da policlínica será do tipo II, composta pelas Unidades Funcionais de Atendimento Ambulatorial, Apoio diagnóstico e Terapia (Raio X, Ultrassonografia, Tomografia, Mamografia, Ressonância Magnética, Endoscopia, Ergometria, Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Eletroencefalograma), tratamento do pé diabético e coletas laboratoriais, sala para procedimentos ambulatoriais, apoio técnico e logístico.

Ao todo, a Bahia terá 25 policlínicas regionais de saúde, todas construídas ao longo da atual gestão do Governo do Estado, incluindo duas em Salvador, nos bairros de Narandiba e Escada, com obras em andamento.

*O repórter viajou para Ribeira do Pombal a convite do Governo do Estado

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp