Política

Coronel da PM é apontado como responsável por liberar Esplanada dos Ministérios para manifestantes; saiba mais

Marcelo Camargo / Agência Brasil
O coronel era então subchefe do Departamento de Operações da PMDF  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 06/06/2023, às 15h28   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Marcelo Casimiro afirmou, durante a CPI dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro da Câmara Legislativa do DF, que a ordem para liberar a Esplanada dos Ministérios para manifestantes veio do coronel Paulo José Ferreira de Sousa, então subchefe do Departamento de Operações da PMDF.

"O coronel Paulo José me disse para abrir a Esplanada aos manifestantes no dia 8 de janeiro", afirmou Casimiro, que chefiava o 1º Comando de Policiamento Regional da PMDF no dia dos ataques. Casimiro disse ainda que estava de folga no dia 8, mas que foi à Praça dos Três Poderes, "quando percebeu a gravidade da situação".

Estava acompanhando as notícias. Quando soube que o comandante-geral estava no terreno, me desloquei para lá também", afirmou.

Ainda de acordo com Casimiro, a PMDF não recebeu relatório que pudesse antecipar as intenções declaradas golpistas. "Não tinha informação, não tinha análise de risco, não tinha inteligência, não tinha nada. Para um cenário como esse, o efetivo empregado seria suficiente. Mas, depois do fato consumado, sabemos que o número de policiais foi insuficiente", disse Casimiro, o qual concluiu dizendo que a prioridade "era restaurar a ordem".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp