Política

CPI dos Atos Golpistas deve ouvir General Heleno; entenda

Agência Brasil
Além dele, a comissão também deve ouvir o suspeito de estar envolvido com a bomba plantada no aeroporto de Brasília  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 22/09/2023, às 10h10 - Atualizado às 10h19   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Golpistas deve receber o ex-ministro do Gabinente de Segurança Institucional (GSI) de Bolsonaro (PL), na próxima semana. A ida do General Augusto Heleno foi confirmada pela relatora da comissão, a senadora Eliziane Gama (PSB) e informada inicialmente por Camila Bomfim, do Conexão Globonews.

A intenção da relatora é levar o general para depor na próxima quinta-feira (28), mas antes dele, haverá outro depoimento muito importante. Na terça-feira (26), a CPI dos Atos Golpistas deve ouvir Alan Diego dos Santos. Ele é suspeito de envolvimento na instalação de uma bomba em um caminhão de combustível próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília, em 2022.

O relatório dessa CPI está previsto para ser entregue no próximo dia 18 de outubro, mas pode ser adiado em caso de pedido com prévia justificativa. Os requerimentos de convocação dos dois próximos interrogados, já foram aprovados pela CPI. Isso quer dizer que, o agendamento não precisará passar por nova votação, mas sim por um acordo entre os integrantes da comissão.

Outros depoimentos

Os dois convocados, Augusto Heleno e Alan Diego, já haviam sido ouvidos pela CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Na ocasião, o ex-ministro de Bolsonaro afirmou que os acampamentos golpistas em frente aos quartéis estavam posicionado no local porque era um "lugar sadio". Ainda segundo ele, quando comentou que precisaria de calmantes para evitar medidas "mais drásticas" contra o Judiciário, não passou de uma "brincadeira".

Por outro lado, na CPI dos Atos Antidemocráticos, Alan Diego informou que foi "ameaçado" para transportar a bomba que foi colocada no caminhão. Felizmente a bomba foi identificada pela polícia antes de ser detonada.

Assista ao Radar BNews da última quinta-feira (21):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp