Política

CPI revela que 123Milhas enviava e-mail pedindo para cliente mentir às empresas aéreas; veja

Reprodução
Sócios da 123Milhas podem ser indiciados pela comissão CPI das Pirâmides Financeiras  |   Bnews - Divulgação Reprodução
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 07/09/2023, às 08h30


FacebookTwitterWhatsApp

A CPI das Pirâmides Financeiras revelou um e-mail atribuído à Hotmilhas, sistema de milhagem da 123milhas, que pede para os clientes mentirem caso sejam procurados pelas companhias aéreas para as quais foram emitidas as passagens. No texto, eles são orientados a não dizer que as milhas foram vendidas.

“Importante: caso a companhia aérea entre em contato com você, deverá informar que doou suas milhas para algum amigou ou parente e que está ciente de todas as utilizações”, diz trecho do e-mail.

123
Reprodução

“O modelo de negócio da 123milhas consiste em vender passagem para um cliente e o bilhete ser pago com milhas adquiridas de outra pessoa. Os integrantes da CPI entendem que os emails revelam má-fé da empresa. É crime básico e configurado. Não pode pedir para pessoa mentir. O email é criminoso”, declarou o presidente da CPI, Aureo Ribeiro (Solidariedade).

Eugenio Pacelli, advogado dos sócios da 123milhas, preferiu não comentar as revelações da CPI.

O conteúdo consta de uma troca de e-mail que aconteceu em no último 5 de março entre um cliente e uma funcionária da Hotmilhas. Ele foi enviado à comissão durante a sessão de hoje.

Em outro email enviado em 6 de outubro de 2021, o assunto é o que falar caso a companhia aérea entre em contato por telefone.

"Você deve confirmar a utilização das milhas para emissão de passagens, mas não deve informar que as milhas foram vendidas. Você deve informar que doou para um parente ou amigo", orienta o email.

“Em caso de a empresa saber da venda de milhas, a passagem seria cancelada”, afirmou Roger Duarte Costa, gerente de Prevenção a Fraudes da 123milhas.

Os sócios da 123milhas podem ser indiciados pela comissão. Segundo o presidente da CPIA, há sinais de outras irregularidades.

Ainda de acordo com ele, há indícios de pirâmide financeira. Ele justificou que a empresa precisava de entrantes, ou seja, da base da pirâmide, para aqueles posicionados no topo poderem receber seu prêmio —no caso, as passagens aéreas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp