Política

CPMI do 8 de Janeiro: Hacker presta depoimento e revela quem intermediou contato com Bolsonaro

Reprodução do Youtube
O hacker tornou-se conhecido dos investigadores após invadir os celulares de diversas autoridades brasileiras  |   Bnews - Divulgação Reprodução do Youtube
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 17/08/2023, às 10h37 - Atualizado às 10h39


FacebookTwitterWhatsApp

O  hacker Walter Delgatti Neto, conhecido como Hacker da Lava Jato, presta depoimento na manhã desta quinta-feira (17), na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas do dia 08 de Janeiro.

Walter Delgatti, chamado de Vermelho, tornou-se conhecido dos investigadores após invadir os celulares de diversas autoridades brasileiras em 2019, incluindo o ex-juiz e hoje senador Sergio Moro (União-PR). Isso deu origem à chamada “Vaza-Jato”.

Delgatti e a deputada Carla Zambelli (PL-SP) são os dois principais investigados pela Polícia Federal (PF) em uma suposta tentativa de invadir as urnas eletrônicas. De acordo com investigações da PF, há suspeitas de que Zambelli, alvo de mandado de busca e apreensão na última quarta-feira (2), tenha contratado Delgatti para invadir redes do Conselho Nacional de Justiça e inserir dados falsos em seus sistemas.

Em sua fala inicial, Delgatti disse que foi procurado pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para que autenticasse "a lisura das urnas". Ele ainda citou que a parlamentar mediou um encontro dele com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para discutir como seria feita a suposta autenticação do sistema de votação.

Na ocasião, ele alegou ter aceitado a proposta de Zambelli porque estava "vulnerável" depois de deixar a prisão. "Eu estava desamparado, sem emprego, e ela ofereceu um emprego a mim. A recompensa por fazer o que fiz era um emprego", disse à CPMI. Delgatti revelou ainda que Zambelli e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, mediaram um encontro com o marqueteiro Duda Lima, que coordenou na campanha de Bolsonaro em 2022.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tagshacker