Política

Cresce o número de ministros do STJ que podem ser indicados por Lula; saiba quantos

Ricardo Stuckert/PT
O petista iria nomear apenas três ministros, mas com a possibilidade de aposentadoria antecipada a quantidade de nomes pode crescer ainda mais  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PT

Publicado em 14/12/2022, às 13h37   Cadastrado por Daniela Pereira


FacebookTwitterWhatsApp

O número de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que podem ser indicados pelo presidente eleito, Lula (PT), cresceu. Inicialmente, o petista iria nomear apenas três ministros, mas com a possibilidade de aposentadoria antecipada, a quantidade de nomes pode crescer ainda mais.

Já era dada como certa as indicações para o segundo tribunal mais importante do país no lugar, nas vagas que seriam deixadas pelos ministros Laurita Vaz, Assusete Magalhães e Antônio Saldanha. Os três completam 75 em 2026 e por isso iriam deixar o cargo.

No entanto, segundo informações da Folha de São Paulo, outros três ministros já indicaram que podem deixar a corte antes de chegarem à idade limite prevista em lei.

O ministro Jorge Mussi foi um dos que já sinalizou que pode antecipar a saída da Corte antes mesmo do prazo final. Além dele, os ministros Paulo de Tarso Sanseverino e Villas Bôas Cueva também podem pedir essa antecipação.

A sexta indicação do Lula serás para a vaga de Felix Fischer e a oitava para substituir o ministro Og Fernandes, mas como ele completa 75 anos no final de novembro de 2026, talvez o petista não tenha tempo hábil para essa indicação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp