Política

Damares pode ser alvo de cassação por condutas com Yanomamis; entenda

Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Damares teria ignorado avisos da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH)  |   Bnews - Divulgação Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Publicado em 09/02/2023, às 13h55   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Um pedido de cassação do cargo do mandato da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves (Republicanos), que revelou desejo de liderar discussões sobre direitos dos indígenas no Senado, foi apresentado pelo PSOL. A parlamentar é acusada de ter se omitido, enquanto ministra, da crise humanitária dos povos yanomami.

De acordo com o PSOL, Damares teria ignorado avisos da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que pediu uma atuação do governo brasileiro sobre a situação dos indígenas ainda em julho de 2022.

Apesar de na época ela já ter deixado o cargo para se candidatar como senadora pelo Distrito Federal, o partido a considera responsável pela falta de resposta.

Segundo a sigla, “as omissões criminosas praticadas pela Representada aviltam a imagem não apenas desta Casa Legislativa, mas de todo o arranjo político institucional brasileiro”. No documento encaminhado a Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado e o responsável por acolher ou rejeitar o pedido, não há nomes do partido no Casa.

Os deputados finalizam dizendo que “é possível a cassação de parlamentar que tenha praticado ato indecoroso antes do início do mandato e conhecidos apenas após o início dele.”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp