Política

Davi Alcolumbre se beneficiou de 'manobra' que distribuiu um bilhão no governo Bolsonaro; entenda

Agência Brasil
Senador foi o parlamentar que mais indicou verbas para obras de infraestrutura bancadas pelo Ministério da Defesa durante a gestão do ex-presidente  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 18/09/2023, às 07h11 - Atualizado às 07h34   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Davi Alcolumbre (UB) foi o parlamentar que mais se beneficiou de uma 'manobra' que distribuiu R$ 1 bilhão do caixa do governo do ex-presidente Bolsonaro (PL). Com um 'drible' no Supremo Tribunal Federal (STF), Alcolumbre recebeu R$ 264 milhões. Esse recurso foi enviado pelo senador para redutos eleitorais do Centrão.

De acordo dados obtidos pelo UOL, os recursos foram direcionados para obras de infraestrutura e bancados pelo Ministério da Defesa. Ao todo, Alcolumbre ficou com 26% do total dos repasses. Como sobredito, essa 'manobra' foi feita no governo Bolsonaro e aconteceu em 2021, após o STF barrar o "orçamento secreto".

Essa situação aconteceu para que o fluxo de verbas encaminhadas para aliados não fossem interrompidos. Da Defesa, todo o recurso foi encaminhado para os municípios por meio das indicações de deputados e senadores do Centrão. Contudo, apesar de todo esse processo, não houve transparência na negociação dessas indicações.

Por meio de uma nota, Alcolumbre afirmou que "desconhece qualquer sistema paralelo de distribuição de recursos no âmbito do Ministério da Defesa". Além disso, ele informou que apoia os investimentos da pasta "seguindo os critérios legais e transparentes".

Vale lembrar que Davi Alcolumbre, saiu de uma condição de parlamentar quase anônimo para a presidente da 'Casa Alta' em 2019. Em 2022, o senador foi reeleito com apoio de 14 dos 16 prefeitos do Amapá. O detalhe é que quase todos eles receberam recursos do Ministério da Defesa para obras em suas cidades.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (15):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp