Política

David Miranda anuncia saída do PSOL

Divulgação
Deputado David Miranda vai se filiar ao PDT, de Ciro Gomes  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 22/01/2022, às 15h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal David Miranda vai deixar o PSOL para se filiar ao PDT, partido do pré-candidato à presidência, Ciro Gomes. O anúncio foi feito pelo parlamentar neste sábado (22), no Twitter. Primeiro, ele publicou uma carta aberta em que ressalta os valores do PDT como o "trabalhismo" e a "educação" e agradece às lideranças do PSOL.

Mais tarde, compartilhou um vídeo em que explica um pouco mais a troca e garante que continua sendo um político de "esquerda" e "progressista. Ele prometeu seguir com sua defesa às pautas identitárias e defendeu um diálogo amplo com diferentes espectros políticos.

"O fazer político dentro de uma democracia exige o diálogo justamente com aqueles que pensam diferente, sobretudo em épocas de grandes retrocessos como a que enfrentamos agora. Mas parte da esquerda brasileira parece ter esquecido desta premissa básica e ter se tornado refém da lógica do cancelamento que predomina nos ambientes digitais, levando essa lógica para dentro da atuação política", disse David na carta aberta.

No vídeo, ele cita a fundadora do PSOL, Luciana Genro, e a deputada federal Sâmia Bonfim, como nomes importantes ao longo da sua trajetória no partido e relembrou o seu passado pobre como morador da favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro.

"Eu sei o que é a fome de milhares de brasileiros que estão vivenciando hoje. Eu senti essa fome, por isso estou indo construir o projeto nacional com Ciro Gomes e Rodrigo Neves, para ter educação, prato de comida e trabalho. A esperança é muito grande e como tem no hino: 'verás que um filho teu não foge à luta", disse David, marido do jornalista Glenn Greenwald.

CRÍTICA

Sem demonstrar raiva, David Miranda pontua que todos os partidos têm seus defeitos, mas que hoje vê um risco maior do PSOL acabar se unindo a um partido cujos ideais se combateu nos últimos anos, em referência à eventual federalização do PSOL com o PT.

"Não é hora de se submeter obedientemente ao PT e aceitar covardemente que um retorno ao passado é o melhor que podemos fazer pelo Brasil neste momento. É hora de ter coragem. E caso Lula venha a ser eleito, acredito ser ainda mais importante e necessária a articulação de uma oposição ao governo dentro do campo da esquerda, assegura.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp