Política

De olho em mesa diretora no Senado, PT tenta filiação de Randolfe

Jane de Araújo/Agência Senado
Com o parlamentar, o partido teria um poder maior para negociar um espaço na mesa diretora  |   Bnews - Divulgação Jane de Araújo/Agência Senado

Publicado em 26/01/2023, às 15h20   Cadastrado por Daniel Serrano


FacebookTwitterWhatsApp

O PT está negociando com  o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo no Congresso, para que o parlamentar se filie ao partido. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

De acordo com a publicação, o objetivo é lançar Randolfe como vice-presidente do Senado. Atualmente, o PT vem prometendo o cargo ao MDB.

Ainda segundo a Folha, a bancada petista no Senado está divida em relação ao espaço do partido na Mesa Diretora da Casa. Com a eleição de Lula, uma ala quer que a sigla reivindique a vice-presidência da Casa. Outra parte avalia que o governo conceda o cargo a uma legenda da base, como o MDB.

Atualmente, o PT conta com nove senadores, contra 10 do MDB. Alguns petistas acreditam que, com a  chegada de Randolfe, o partido terá como prioridade viabilizar o nome de Humberto Costa (PT-PE) para a vice-presidência da Casa. 

No entanto, há quem entenda que oPT não entre em atrito com o MDB. Se não houver acordo, o partido deve e contentar com a primeira secretaria, que deve ficar com o senador Rogério Carvalho (PT-SE) 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp