Política

De Tarcísio a relógios de luxo: veja a conversa secreta de policiais presos

Reprodução PF
A conversa secreta interceptada pela Polícia Federal revela como policiais encararam a eleição de Tarcísio  |   Bnews - Divulgação Reprodução PF

Publicado em 26/12/2024, às 08h12   Rebeca Silva



Interceptações realizadas pela Polícia Federal (PF) revelam detalhes do esquema de corrupção envolvendo policiais civis de São Paulo, que foram presos por ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC). Eles mantinham contato com o corretor de imóveis Vinícius Gritzbach.

O portal Metrópoles teve acesso a transcrições das conversas entre os policiais civis Valdenir Paulo de Almeida, conhecido como Xixo, e Eduardo Lopes Monteiro. Nos diálogos, eles discutem como a eleição de Tarcísio de Freitas (Republicanos) poderia beneficiá-los, por meio da nomeação de um novo delegado-geral — como também conversam sobre o recebimento de relógios de luxo, extorquidos de Gritzbach.

Reprodução/MPSP
Reprodução/MPSP

O corretor de imóveis foi executado com tiros de fuzil, em 8 de novembro, no Aeroporto Internacional de São Paulo, na região metropolitana. Ele havia, dias antes, feito uma delação premiada ao Ministério Público de São Paulo (MPSP) na qual indicou nomes e entregou provas da relação estreita de policiais com a maior facção do Brasil.

Reprodução PF
Reprodução PF

Xixo foi preso junto com o também policial civil Valmir Pinheiro, o Bolsonaro, em setembro. Já Eduardo Monteiro, que é chefe de investigações, foi preso no último dia 17, junto com outros três policiais — entre eles o delegado Fábio Baena, com quem trabalhava no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

Reprodução PF
Reprodução PF

Todos estão envolvidos com lavagem de dinheiro e com o crime organizado, segundo denúncia do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)