Política

Defesa e Forças Armadas apresentam notícia-crime contra Ciro Gomes

Reprodução Arquivo Bnews /Tv Brasil
Ciro teria dito em entrevista que as Forças Armadas são coniventes com os crimes ocorridos na região da Amazônia  |   Bnews - Divulgação Reprodução Arquivo Bnews /Tv Brasil

Publicado em 24/06/2022, às 10h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Defesa e as Forças Armadas apresentam à PGR (Procuradoria-Geral da República) uma notícia-crime contra o pré-candidato do PDT à presidência, Ciro Gomes. Em nota conjunta, em que anunciam a medida, as instituições criticam o que chamaram de "irresponsáveis declarações".

Leia também: 

53% afirmam nunca confiar em nada do que diz Bolsonaro, diz Datafolha

Investigação sobre Milton Ribeiro seguirá após acusação de interferência na PF


Na última terça-feira (21), em uma entrevista à rádio CBN, Ciro disse que as Forças Armadas são coniventes com os crimes ocorridos na região da Amazônia. Segundo o político, o narcotráfico é claramente protegido por autoridades brasileiras.


"Bolsonaro destruiu as raríssimas bases de comando e controle: ele desmontou o ICMBio, desmontou a Funai, desmontou o Ibama, destruiu a capacidade operacional das Forças Armadas, que não têm efeito, verba, tecnologia para administrar a imensa faixa de fronteira seca", falou em entrevista à rádio CBN.
"E isso acabou transformando o território nessa holding do crime, claramente protegida por autoridades brasileiras, inclusive das Forças Armadas", disse Ciro Gomes. 


As afirmações, segundo a pasta, "afetam gravemente a reputação e a dignidade" das instituições. As duas instituições afirmaram que "muito se orgulham" de trabalhar pela defesa e proteção da região e no "combate a ilícitos ambientais e transfronteiriços".


"Não é admissível, em um estado democrático, que sejam feitas acusações infundadas de crime, sem a necessária identificação da autoria por parte do acusador e sem a devida apresentação de provas, ainda mais quando dirigidas a Instituições perenes do Estado brasileiro", diz a nota.


O pedido de investigação enviado à PGR fala nos supostos crimes de "incitar, publicamente, animosidade entre as Forças Armadas, ou delas contra os poderes constitucionais, as instituições civis ou a sociedade" e "propalar fatos, que sabe inverídicos, capazes de ofender a dignidade ou abalar o crédito das Forças Armadas ou a confiança que estas merecem do público".


O UOL procurou Ciro Gomes por meio de sua assessoria de imprensa para comentar o caso. Assim que houver retorno, essa nota será atualizada.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp