Política

'A democracia não suporta grades', afirma Lula após retirada de proteção no entorno do Palácio do Planalto

Agência Brasil
Lula também afirmou que quer tirar as grades em volta das residências oficiais do Alvorada e do Jaburu  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

[email protected]

Publicado em 10/05/2023, às 17h16


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi à rua que fica em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, no Distrito Federal, para acompanhar a retirada das grades que estavam no local há 10 anos.


"A democracia voltou neste país. O palácio não precisa estar cercado de grade. Não é que estou inseguro, é que eu tenho certeza absoluta que a democracia não suporta grades. Eu era contra o muro de Berlim, eu sou contra o muro entre Israel e Palestina. Sou contra o muro que o Trump tentava construir no México. E sou contra o muro aqui na frente do palácio", disse Lula aos jornalistas.


O chefe do Executivo afirmou que os prédios da Praça dos Três Poderes não precisam ficar cercados. "A gente não precisa estar cercado. Cada um cuida do seu. Se a Suprema Corte [STF] quiser tirar... Eu acho que não precisa [de grade]. Não precisa, porque nós temos segurança. Só não pode negligenciar como da outra vez", ressaltou o presidente. "Vai ficar mais bonito. Vai tirar fotografia", acrescentou.


Segundo o ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta, a ordem para retirada partiu do próprio presidente Lula. Ele também afirmou que pretende retirar as grades que cercam os palácios da Alvorada e do Jaburu, residências oficiais do presidente e do vice-presidente, respectivamente. As cercas metálicas foram colocadas em torno do palácio, da sede do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Praça dos Três Podres em 2013, em meio aos protestos de junho daquele ano. A então presidente era Dilma Rousseff (PT).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp