Política

Depoimentos de ex-comandantes ligam Bolsonaro a plano de golpe

Marcos Corrêa / PR
Militares depuseram à Polícia Federal e declarações reforçam ligação do ex-presidente Bolsonaro com o minuta do ato golpista  |   Bnews - Divulgação Marcos Corrêa / PR
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 04/03/2024, às 06h50 - Atualizado às 06h51


FacebookTwitterWhatsApp

Dois ex-comandantes do Exército brasileiro depuseram à Polícia Federal (PF) e relataram com detalhes a situação da articulação golpista que, supostamente, foram conduzidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Estes foram os casos de Marco Antônio Freire Gomes, do Exército, e Carlos Baptista Júnior, da Aeronáutica. Ambos confirmaram que participaram de uma reunião convocada por Bolsonaro para discutir uma minuta de um decreto golpista.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Esses depoimentos estão sendo considerados importantes para as investigações. Isso porque os relatos corroboram com as suspeitas iniciais da investigação e apresentaram novos elementos que permitem um maior aprofundamento no assunto e no caso.

Freire Gomes depôs à PF na última sexta-feira (1°). Em seu relato, ele confirmou a participação na reunião sobre o decreto e “abriu as portas” para a prisão de Bolsonaro. Baptista Júnior seguiu pela mesma linha e também confirmou a realização e participação na reunião. O teor de todos os depoimentos está sob sigilo para não atrapalhar as investigações. As informações são da CNN e do UOL.

Vale lembrar que toda essa situação foi relatada inicialmente pelo ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel, Mauro Cid. O militar fechou uma delação premiada com a Polícia Federal que foi homologada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Todos os depoimentos supracitados são consequências dessa delação de Cid.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (1º):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp