Política

Deputada busca reverter suspensão de resolução sobre aborto

Divulgação
Deputada ainda afirmou que a situação pode causar prejuízos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/12/2024, às 18h56   Luana Neiva



A deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter a liminar que suspendeu uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) sobre o aborto em crianças. A informação é da coluna de Igor Gadelha, do portal Metropóles. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews
“A senadora não possui legitimidade ativa para impetrar Mandado de Segurança no qual não configura como titular do direito pleiteado, no caso, a regulamentação do aborto legal de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual ou em caso de risco de vida ou anencefalia do feto”, disse a parlamentar na ação.


A deputada ainda ressaltou, no documento protocolado no Supremo, que a anulação da decisão do Conanda pelo juiz de primeira instância pode 'causar prejuízos imediatos e irreversíveis à saúde de crianças e adolescentes'.

“Visto que tal normativa estabelece as diretrizes para a garantia do direito ao aborto legal em caso de abuso sexual ou em caso de risco de vida da gestante ou anencefalia do feto. Sendo assim, é iminente a chance de que crianças e adolescentes, já vítimas de violência extrema, sejam expostas a um novo ciclo de violação com a impossibilidade de realizar aborto legal”, finalizou a deputada.

A norma tinha sido aprovada pelo colegiado na última segunda-feira (23) e estabelecia a regulamentação do aborto legal para menores vítimas de violência sexual em todo o Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)