Política

Deputada do Rio de Janeiro denuncia ataque racista nas redes sociais

Reprodução Redes Sociais- @renatasouzario
Renata Souza é presidenta da CPI do Reconhecimento Fotográfico nas Delegacias  |   Bnews - Divulgação Reprodução Redes Sociais- @renatasouzario
Catarina Alcantara

por Catarina Alcantara

[email protected]

Publicado em 09/11/2023, às 22h20


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada estadual Renata Souza (Psol) registrou na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) do Rio de Janeiro, nesta manhã de quinta-feira (09), uma queixa crime sobre ataques racistas que sofreu após expor que uma plataforma de inteligência artificial havia criminalizado uma mulher negra.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Ela se mostrou indignada a um tempo atrás ao ser surpreendida pelo racismo algorítmico. Renata pediu a um robô de IA para criar uma mulher negra na favela, ao estilo Pixar. Ela obteve como resultado a imagem de uma personagem segurando uma arma de fogo.

Após denunciar o acontecimento a parlamentar passou a ser chamada de "macaca" e também recebeu diversos outros xingamentos de perfis fakes e verdadeiros. Os comentários ainda podem ser vizualizados em algumas postagens sobre a denúncia da deputada.  "Essa macaca, p* e arrombada (isso mesmo, macaca mesmo! Dane-se se você acha isso racismo), fabricando uma notícia falsa para, muito provavelmente, dar entrada com uma lei que proíbe o uso de inteligência artificial desenhista para o público. Uma doente mental desgraçada", escreveram. 

"O imaginário de violência nas favelas e de criminalização de corpos e territórios negros também está presente em tecnologias, o que coloca em risco a segurança de pessoas negras. É preciso rever essas tecnologias e procedimentos", lamentou Renata também nas redes sociais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp