Política

Deputado baiano cobra explicações ao Ministério da Saúde sobre coração transplantado a Faustão

Beatriz Araújo / BNews
Félix Mendonça Jr. desejou boa recuperação a Faustão, mas afirmou que governo deve se explicar  |   Bnews - Divulgação Beatriz Araújo / BNews
Lula Bonfim

por Lula Bonfim

[email protected]

Publicado em 28/08/2023, às 20h14


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Félix Mendonça Jr. (PDT-BA) cobrou, durante entrevista no programa BNews Agora, da rádio Piatã FM, na noite desta segunda-feira (28), que o Ministério da Saúde se explique acerca da rapidez com que se disponibilizou um coração a ser transplantado para o apresentador de televisão Fausto Silva, mais conhecido como Faustão.


Félix desejou boa recuperação ao Faustão, mas afirmou ver com naturalidade a suspeita da população acerca da rapidez do processo de transplante para uma pessoa tão rica e reconhecida como o apresentador.


“Desejo a ele [Faustão] muita saúde e boa recuperação. Agora, claro que o Ministério da Saúde e o SUS devem uma explicação formal. Porque Faustão é um homem rico, um artista, um homem conhecido em todo o Brasil. Aí levanta logo a suspeita”, opinou Félix Mendonça Jr.


O parlamentar disse ter certeza de que o processo se deu na mais absoluta correção, mas defendeu que a população precisa conhecer os detalhes técnicos e os critérios adotados para que Faustão chegasse ao primeiro lugar da fila de transplante.


“Cabe ao Ministério da Saúde e ao SUS explicar exatamente o que aconteceu e porque foi feito. Tenho certeza que deve ter sido com a mais absoluta correção. Mas, quando não se explica e não se diz os detalhes técnicos, a população precisa saber”, disse o deputado.


“Fica a dúvida se não houve privilégios para A, B ou C e se pode estar havendo privilégios para outras pessoas. Essa é a nossa maior preocupação. Muita saúde a Faustão, mas é necessária uma explicação técnica assinada pelos médicos e pelos responsáveis do Ministério da Saúde e do SUS”, concluiu Félix Mendonça.


Faustão estava internado desde o dia 5 de agosto na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após apresentar um quadro de insuficiência cardíaca. Muitas pessoas aguardam até 18 meses na fila por um transplante, mas o apresentador recebeu o coração transplantado no domingo (27), menos de um mês após.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp