Política

Deputado baiano quer criação de documento de identificação para pessoas com doença crônica; saiba qual

Ascom / ALBA
Segundo o deputado, o intuito é facilitar o atendimento preferencial em diversos serviços públicos estaduais  |   Bnews - Divulgação Ascom / ALBA

Publicado em 11/03/2024, às 19h51   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado Hilton Coelho (Psol) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma indicação endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) para a criação de documento de identificação para pessoas com fibromialgia.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O intuito, segundo o parlamentar, é facilitar o atendimento preferencial em diversos serviços públicos estaduais e de todos os municípios da Bahia, além de dar respaldo às pessoas e sua condição. 

“Em Salvador, a Carteira para Pessoas com Fibromialgia foi apresentada em fevereiro de 2024, através da Secretaria Municipal da Saúde. Fundamental que se expanda para nível estadual”, disse o parlamentar.

De acordo com o deputado, “o objetivo da instituição da carteira de identificação dos pacientes com fibromialgia é que a qualidade de vida de quem vive com a doença melhore. Com a identificação, será mais fácil para o paciente garantir, por exemplo, atendimento prioritário em estabelecimentos comerciais, diante da gravidade das dores desta doença que é invisível aos olhos”.

A Sociedade Brasileira de Reumatologia classifica a fibromialgia como uma condição que exige cuidados multidisciplinares e se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica, mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. É acompanhada por sintomas típicos, como sono não reparador e cansaço. Pode haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão, e alterações da concentração e de memória.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp