Política
por Anderson Ramos
Publicado em 20/11/2025, às 09h06
O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) deu sua versão sobre a briga com um homem numa rua do Centro de Curitiba (PR) na quarta-feira (19). Em suas redes sociais, o parlamentar afirmou que agiu em legítima defesa após o agressor ter feito ofensas de caráter racista e ideológica.
“Eu não aprendi a baixar a cabeça. Não me orgulho de estar brigando na rua, jamais. Você que está me assistindo, não inveje o homem violento, e nem siga nenhum dos seus caminhos. Mas o fato é que hoje eu estava com a minha amiga, também negra, nós dois atravessando uma rua, e o cara tocou o carro em cima de nós para dar um choque, para mostrar que ele tem um carro, que ele tem poder ou sei lá o quê”, relatou o parlamentar.
O deputado disse que olhou para o motorista, que baixou o vidro e disse: "Tá olhando o quê?". Segundo Freitas, o homem teria começado a xingar, descido do carro e iniciado as agressões. O parlamentar afirmou que foi perseguido pelo homem, que estaria filmando, na opinião dele, "para criar views".
O parlamentar disse que registraria boletim de ocorrência. A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) afirmou que a situação vai ser analisada pelo Conselho de Ética da Casa em até 90 dias.
Nem vítima, nem algoz, apenas sobrevivente.
— Renato Freitas (@Renatoafjr) November 19, 2025
Espero que as próximas gerações encontrem uma paisagem mais amena, personagens amigáveis, céu azul e sol de primavera, e quando esse dia chegar, peço que olhem pra gente com um pouco de compreensão, pois desde a infância nossa escola… pic.twitter.com/uo4nZBPO8y
TROCA DE SOCOS
O vídeo que mostra a troca de socos viralizaram nas redes sociais. As imagens mostram o parlamentar, de amarelo, trocando golpes com o homem, que estava de roupa preta. Em um dos vídeos, é possível ouvir o homem dizer ao parlamentar: "Você não é o famosinho?". Em outra gravação, o rosto do deputado estava sangrando.
Na sequência do confronto, o petista dá dois chutes na perna do homem, que lhe dá um soco no rosto. O petista acaba por imobilizar o homem.
De acordo com a RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, o homem envolvido na confusão é manobrista e trabalha na região onde a briga aconteceu. Renato Freitas quebrou o nariz e foi encaminhado para atendimento médico.
O homem apontado como autor da agressão ainda não se pronunciou.
Classificação Indicativa: Livre
cinema em casa
som poderoso
Imperdível
Smartwatch barato
Limpeza inteligente