Política

Deputado francês manda recado ao Brasil sobre acordo com Mercosul: 'europeus não comem alimentos com produtos tóxicos'

Reprodução/Twitter
Deputado francês, Nicolas Dupont-Aignan preside grupo sobre Brasil e França  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 08/05/2023, às 11h02   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp


Presidente do grupo parlamentar de amizade entre Brasil e França na Assembleia Nacional (Câmara dos Deputados) francesa, o deputado Nicolas Dupont-Aignan mandou um recado para parlamentares brasileiros durante um almoço que aconteceu na última sexta-feira (5), que tratava de um acordo entre União Europeia e Mercosul. O entrave está no capítulo que versa sobre o agronegócio.

As informações são do jornal Folha de São Paulo. O grupo brasileiro era formado por sete deputados e estava em missão oficial à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para debater o tema. Reginaldo Lopes (PT) é quem preside a comissão de Reforma Tributária.

Dupont-Aignan também presidente um partido da direita radical na França e foi candidato a presidente do país. Ele afirmou que agricultores brasileiros utilizam veneno nas plantações, ao se referir a agrotóxicos. Ainda de acordo com o parlamentar, os consumidores europeus não comem alimentos com produtos tóxicos - ele diz que isso é costume de sul-americanos.

"Se o presidente do grupo de amizade Brasil-França age assim, imagina o que faria o grupo de inimizade", disse o deputado Marco Bertaiolli (PSD) em entrevista à Folha de São Paulo.

O deputado afirmou que deputados franceses que votarem a favor do acordo não têm chance de reeleição e que o aumento na cota de exportação de carne para o bloco previsto no acordo prejudicaria produtores locais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp