Política

Deputado sugere criação do GNV Social na Bahia

Ascom / Bahia Gás
O objetivo é promover melhores condições de trabalho aos motoristas de aplicativo e taxistas que atuam no território da Bahia  |   Bnews - Divulgação Ascom / Bahia Gás

Publicado em 14/04/2022, às 07h45   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado Angelo Almeida (PSB) apresentou projeto de lei propondo a instituição da Política de Estímulo à utilização de Gás Natural Veicular pelos taxistas e motoristas de aplicativo, denominada GNV Social. O objetivo do parlamentar é promover melhores condições de trabalho aos motoristas de aplicativo e taxistas que atuam no território baiano.

“Essa é uma forma de atenuar os impactos do aumento do preço dos combustíveis, reduzindo custos aos motoristas que utilizam o carro como fonte de renda, e fomentar o uso de uma fonte alternativa menos agressiva ao meio ambiente”, justificou.

De acordo com o projeto de lei, para o motorista aderir ao GNV Social precisa ter o carro emplacado na Bahia, os taxistas precisam estar regularmente inscrito no respectivo cadastro municipal, os motoristas de aplicativo precisam estar cadastrados no respectivo aplicativo.

“A adoção da política ao fomento do uso do GNV atende aos princípios constitucionais pátrios, vez que é menos poluente que a gasolina, que o etanol e o diesel”, disse Angelo Almeida.

Segundo o mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a Bahia é, atualmente, o estado brasileiro com o litro mais caro da gasolina comum, levando-se em conta o preço médio praticado no país. Por outro lado, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Gás Canalizado (Abegás), o Gás Natural Veicular é cerca de 43% a 66% mais eficiente que o etanol.

“O crescimento exponencial do preço da gasolina, faz-se necessário a propositura de soluções, inclusive por este Parlamento, de alternativas que possam dar melhores condições de trabalho à categoria dos motoristas de aplicativos e dos taxistas, que possuem a utilização do veículo como fonte de renda, contribuindo, também, com o incentivo ao uso de um combustível menos agressivo ao meio ambiente”.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp