Política

Deputados baianos do PCdoB podem tentar uma vaga ao Senado em 2026; saiba quem

Joilson César/BNews
Partido que faz parte da base do governo Jerônimo Rordigues na Bahia, o PCdoB foi contemplado com algumas secretarias pelo gestor estadual  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 03/01/2023, às 12h49   Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Mesmo contemplado com algumas secretarias no governo de Jerônimo Rodrigues (PT), o PCdoB na Bahia tem metas mais ambiciosas visando as eleições de 2026. O objetivo da sigla - que elegeu 4 deputados estaduais e 2 federais, no pleito de 2022 - é ter pelo menos um senador eleito daqui a quatro anos.

O desejo foi revelado ao BNews, nesta terça-feira (3), pelo presidente estadual do partido, Davidson Magalhães. Segundo ele, mesmo com a legenda estando em pastas relevantes como a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), com Ângela Guimarães e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com o próprio Davidson, a meta é, sim, chegar à Câmara Alta.

Na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), os eleitos em outubro do ano passado foram os aseguintes: Olívia Santana, Bobô, Fabrício Falcão e Zó. Já na Câmara Federal, foram reconduzidos aos postos Alice Portugal e Daniel Almeida. Estes dois, inclusive, estão entre os principais cotados para tentar uma das duas vagas ao Senado em 2026, ano em que acabam os mandatos de Jaques Wagner (PT) e Ângelo Coronel (PSD).

"Eu estou coordenando um projeto do partido, colocando nossos esforços na próxima eleição, já que teremos duas candidaturas ao Senado e o PCdoB vai trabalhar para ter uma candidatura a senador. Esse é o nosso esforço para a próxima eleição e já vamos começar a trabalhar a partir de 2023 para ter um bom desempenho mais à frente", comentou ele.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp