Política

Deputados bolsonaristas reagem após terem perfis bloqueados em rede social; saiba quem são

Antônio Cruz/Agência Brasil
Ao acessar perfis dos deputados bolsonaristas na plataforma, aparecem mensagens de bloqueio  |   Bnews - Divulgação Antônio Cruz/Agência Brasil

Publicado em 05/12/2022, às 19h30   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Dois deputados federais bolsonaristas reagiram, nesta segunda-feira (5), após terem os respectivos perfis bloqueados, em uma rede social, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Quando os perfis dos parlamentares Bia Kicis (PL-DF) e Cabo Junio Amaral (PL-MG) são acessados, aparece a seguinte mensagem "conta retida em resposta a uma demanda judicial".

Bia Kicis Twitter

Cabo Junio Amaral Twitter

No Instagram, Kicis disse ter sido informada de que "o Xandão mandou bloquear todas as minhas redes sociais" e que "logo mais tudo estará fora do ar". A deputada se refere ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.

"Quando se censura Parlamentar não se trata apenas de censura (o que já é grave e inconstitucional), mas de interferência na própria atividade parlamentar, o que é um atentado a democracia e à separação dos Poderes", escreveu a deputada.

Na mesma linha, Cabo Junio também informou a decisão de bloqueio e disse que "o justotalitarismo dominou". Segundo o parlamentar, não foram informados os motivos para o bloqueio.

De acordo com o UOL, o Supremo Tribunal Federal (STF) foi questionado acerca das suspensões das redes sociais dos parlamentares, mas a Corte ainda não se manifestou.

Mais bloqueios

Este não é o primeiro caso envolvendo suspensão de perfis de políticos ligados ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

No início de novembro, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) também teve as contas retiradas do ar no Twitter, Instagram, YouTube, TikTok e LinkedIn.

À época, a parlamentar afirmou, por meio de nota, que foi "censurada" pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) após as eleições e que perdeu até o acesso aos aplicativos de mensagens Telegram e WhatsApp.

O mesmo aconteceu com o deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL-MG), que teve a conta do Twitter e Facebook suspensas.

Aos 26 anos, o jovem bolsonarista foi o deputado federal mais votado em todo o país nas eleições de 2022 e quebrou o recorde de parlamentar com maior votação na história de Minas Gerais, com quase 1,5 milhão de votos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp