Política

Deputados do PT recusam PEC do semipresidencialismo

Reprodução / Instagram
Hugo Motta, novo presidente da Câmara, apoia discussão sobre semipresidencialismo tanto na Câmara quanto no Senado  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram

Publicado em 06/02/2025, às 07h11 - Atualizado às 07h12   Yuri Pastori



Nenhum dos deputados federais do Partido dos Trabalhadores (PT) assinaram a PEC que propõe a adoção do semipresidencialismo no Brasil. Para começar a tramitar, o projeto precisa de pelo menos 171 assinaturas.

De acordo com a coluna de Igor Gadelha do portal Metrópoles, os parlamentares da legenda defendem que o tema seja discutido por meio de plebiscito. Segundo eles, a população já foi consultada sobre o tema em outras oportunidades e optou pelo presidencialismo. A PEC prevê que o semipresidencialismo seja adotado a partir das eleições de 2030.

O novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu em entrevistas pós-eleição a discussão do tema  “tanto na Câmara quanto no Senado”. A PEC está sendo articulada pelos deputados Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) e Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) e já teria mais de 180 assinaturas na Câmara.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Assista ao programa Radar Bnews da última quarta-feira (5):

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp