Política

Deputados querem que PGR investigue Mourão; saiba motivo

Romério Cunha / VPR
No último dia 31, o senador enalteceu os 60 anos do golpe de 64  |   Bnews - Divulgação Romério Cunha / VPR
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 03/04/2024, às 13h48 - Atualizado às 13h48


FacebookTwitterWhatsApp

Integrantes da bancada do PSOL na Câmara dos Deputado acionaram a Procuradoria-Geral da República (PGR) investigue o senador Hamilton Mourão (Republicanos). A informação é da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Em seu perfil no "X" (ex-Twitter), Mourão enaltece o golpe militar de 1964. No último dia 31, ele escreveu que "a história não se apaga e nem se reescreve, em 31 de março de 1964 a Nação se salvou (sic) a si mesma".

De acordo com os psolistas, Mourão "exacerbou os limites da liberdade de expressão e, inclusive, a imunidade material por palavras ou opiniões" e que a declaração "não se trata de mera conotação de legítima oposição a uma força partidária ou ideologia, pelo contrário, representa o apoio e o enaltecimento a o golpe militar ocorrido em 1964, que impôs uma ditadura no Brasil".

"É incompatível com o Estado Democrático de Direito festejar um golpe de Estado e um regime que adotou políticas de violações sistemáticas aos direitos humanos e cometeu crimes, muitos deles até hoje impunes", diz o documento assinado por Sâmia Bomfim, Fernanda Melchionna e Glauber Braga.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp