Política

Dilma pressiona e Itamaraty faz trocas no quadro do Brics; saiba detalhes

Marcelo Camargo/Agência Brasil
mudança ocorre em meio a realização da cúpula do bloco no Brasil  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil
Redação Bnews

por Redação Bnews

redacao@bnews.com.br

Publicado em 31/01/2025, às 19h47



O governo brasileiro substituiu o principal negociador do Brics após pressões da ex-presidente Dilma Rousseff para a troca do cargo. A mudança ocorre em meio a realização da cúpula bloco no Brasil. 

O embaixador Eduardo Saboia, negociador principal das últimas duas cúpulas, deixou o cargo e deve assumir, caso seja confirmado pelo Senado, como embaixador na Áustria.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

De acordo com informações da Folha de São Paulo, Dilma, que é presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), ao ver Saboia na cúpula do bloco na África do Sul, teria ligado para o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) para protestar contra a presença do diplomata em reuniões.

Ela teria ainda se recusado a ficar no mesmo recinto que Saboia. O imbróglio entre Dilma e o diplomata ocorreu após Saboia, sem permissão, tirar o senador boliviano Roger Pinto da embaixada do Brasil em La Paz, em 2013.

O episódio resultou na demissão do chanceler, Antonio Patriota.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)