Política

Direto de Brasília: "Nós ganhamos a eleição e quem governa é a oposição”, dispara Bacelar

Divulgação /Câmara dos Deputados
A declaração foi dada em meio às discussões sobre a MP que prevê uma reforma na Esplanada dos Ministérios  |   Bnews - Divulgação Divulgação /Câmara dos Deputados
Daniela Pereira e Daniel Serrano

por Daniela Pereira e Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 31/05/2023, às 10h01 - Atualizado às 12h37


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal  Bacelar (PV) deu declarações fortes sobre a votação da medida provisória que prevê uma reforma da Esplanada dos Ministérios. Em entrevista ao programa Se7e da Matina, da BNewsTV, concedida nesta quarta-feira (31), o parlamentar defendeu que cada um dos representantes do poder do Executivo defina qual o “desenho” da sua gestão.

"Infelizmente, vivemos tempos estranhos nas relações entre os poderes no Brasil. Eu acredito, e sempre defendi isso, que quem desenha a organização administrativa do seu período governamental é quem ganhou a eleição. É o chefe do Executivo: o Presidente da República, é o governador do Estado, é o prefeito do município. Quem diz isso não sou eu, é a Constituição Federal", disse Bacelar.

Segundo o parlamentar, a Constituição define que o é de responsabilidade do Poder Executivo propor a criação e extinção de ministérios e que cabe ao Legislativo aprovar ou não tais mudanças. Bacelar defende ainda que eventuais mudanças nas pastas é o presidente e não do Poder Legislativo. 

A votação da MP estava prevista para ter acontecido na última terça-feira (30), mas foi transferida para esta quarta. Caso contrário, a medida perde a validade já nesta quinta-feira (1º/6). 

O adiamento foi defendido inclusive por parlamentares governistas, que tiveram uma derrota. “A verdade nua e crua: nós [bancada governista] somos minoria. Nós ganhamos a eleição e não temos o número suficiente de deputados. Os deputados que apoiaram Lula no primeiro turno chegam a 140. Isso não nos dá condições de levar em frente a pauta que o governo precisa. Nós ganhamos a eleição e quem governa é a oposição", finalizou.

A repórter viajou para Brasília para fazer a cobertura no Congresso Nacional.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp