Política

Direto de Brasília: Assessor internacional de Lula diz que Brasil não vai reconhecer governo de Maduro sem atas

BNews
Celso Amorim participou de audiência, nesta quinta (15), em comissão do Senado  |   Bnews - Divulgação BNews


O assessor especial para Assuntos Internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu, nesta quinta-feira (15), que o Brasil não vai reconhecer o governo de Nicolás Maduro na Venezuela, caso as atas eleitorais não sejam apresentadas.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

"Se não chegar a um acordo, nós não vamos reconhecer. O Brasil não reconhecerá um presidente que não esteja fundamentado em atas", disse ele, durante audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Amorim ainda negou que a conversa de quarta (14) entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o mandatário colombiano, Gustavo Petro, levantou a possibilidade de pressionar para que haja uma nova votação na Venezuela, como foi especulado.

"Nós não fizemos proposta para novas eleições em nenhum momento. Não é isso que está sendo discutido", declarou, reafirmando que o foco brasileiro é a divulgação dos documentos que comprovem a vitória de Maduro.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, ligado ao governo, anunciou a reeleição de Nicolás Maduro no dia 29 de julho, por 51,2%, no pleito contra Edmundo González.

Após o anúncio da vitória, porém, a oposição, liderada por María Corina Machado, apresentou documentos que comprovariam a eleição de González. Os papéis foram chancelados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e por entidades internacionais.

Maduro, por sua vez, vem sendo pressionado por diversos países a apresentar as atas eleitorais, com os dados de votação por cada mesa, como prova de que não houve fraude no resultado.

Segundo Amorim, o presidente venezuelano garantiu a ele que divulgaria as atas, mas não o fez.

"Conversei com Maduro no dia seguinte à eleição e ele havia me garantido que as atas eleitorais sairiam nos próximos dias", pontuou.

A resistência de Maduro em comprovar o resultado do pleito tem provocado uma onda de protestos na Venezuela e em outros países, além da movimentação de atores políticos de todo o planeta.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp

Tags Lula