Política

Direto de Brasília: Lídice da Mata diz que nova tentativa de convocar Rui Costa é para “desgastar o governo”

BNews
Lídice da Mata saiu em defesa do ministro da Casa Civil, Rui Costa  |   Bnews - Divulgação BNews

FacebookTwitterWhatsApp

A deputada federal Lídice da Mata (PSB) soltou o verbo em entrevista exclusiva ao BNews ao comentar, nesta quarta-feira (9), sobre a convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). O petista iria prestar depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST, hoje, mas o pedido foi anulado.

Na mesma ocasião, a parlamentar saiu em defesa do ex-governador devido à situação em que o deputado federal Coronel Meira (PL-PE) chamou Rui de “ladrão” na terça-feira (8). “É claro que eu tinha que ficar indignada porque não há nenhuma acusação a Rui, não há nenhuma razão para Rui ir até aquela Comissão. E um deputado simplesmente xinga Rui, xinga com o maior desrespeito e diz que tem o direito de fazer isso porque é policial”, iniciou Lídice.

De acordo com a deputada, “ninguém tem o direito de fazer nada a mais do que o outro” na Câmara dos Deputados.

Todos nós somos iguais. Somos deputados federais. Não é porque um é policial, o outro professor, o outro médico, que tem direito a mais que o outro. Portanto, eu me coloquei com indignação porque aquela CPI em especial promove um ambiente tóxico entre os deputados. Não há respeito entre os deputados. Isso, especialmente, por conta da mesa que permite esse desrespeito”.

Cochichos

Ao BNews, Lídice falou ainda que, “em muitos momentos”, é possível ver o relator da CPI do MST, o deputado Ricardo Salles (PL-SP), “cochichando no ouvido de um depoente, o que é explicitamente proibido pelo regimento”.

O depoente não pode ter contato com ninguém. Ele tem contato apenas com o seu defensor, o advogado. Fora isso, ele não pode ficar de segredinho com outro deputado porque, em tese, estaria sendo ou testemunha ou ele estaria sendo investigado. Em nenhuma dessas duas condições é permitida essa troca de conversa”.

Novo pedido de convocação de Rui

Lídice também criticou o novo pedido de convocação, protocolado nesta quarta-feira pela deputada Caroline de Toni (PL-SC), de Rui Costa na CPI do MST. O modelo do pedido agora é diferente e o petista baiano é chamado na condição de "testemunha".

Segundo a parlamentar, se trata de “uma tentativa de apenas desgastar o governo”.

A CPI é apenas um palanque da oposição para ficar atacando o governo. [...] A ideia é desgastar a presidente da república. A Bahia é um colégio eleitoral importante e que deu uma grande vitória ao presidente Lula. Então, eles pensam em atingir o presidente Lula e a Bahia. Se trata de disputa política”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp