Política
por Henrique Brinco e Humberto Sampaio
Publicado em 25/02/2025, às 17h32
A nova pesquisa CNT-MDA, que aponta uma rejeição de 44% ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dominou as discussões no Congresso Nacional nesta terça-feira (25). O levantamento revela que apenas 28% da população avalia a gestão como boa ou ótima, o que gerou forte repercussão entre parlamentares de oposição e aliados do governo.
A divulgação dos números ocorreu um dia depois de Lula utilizar a cadeia nacional de rádio e televisão para anunciar novos benefícios sociais, incluindo a ampliação do programa Farmácia Popular e do programa educacional Pé-de-Meia. No entanto, a estratégia de comunicação do governo não impediu a percepção negativa sobre a gestão.
Além da pesquisa, outro fator que contribuiu para o debate político foi a prévia da inflação de fevereiro, também divulgada nesta terça-feira. O índice chegou a 4,96% no acumulado dos últimos 12 meses, o maior para o período desde 2006, ultrapassando o teto da meta de inflação, que é de 4,5%.
A alta da inflação tem impactado diretamente o poder de compra da população, um dos principais fatores que influenciam a avaliação do governo. Em fevereiro, a inflação subiu 1,18%, contribuindo para o resultado elevado no acumulado do período. Oficialmente, a meta de inflação estipulada pelo governo é de 3%, com uma margem de variação entre 1,5% e 4,5%.
A oposição no Congresso aproveitou os resultados para criticar a gestão econômica e a estratégia de comunicação do governo, enquanto aliados de Lula minimizam os números e afirmam que os impactos dos programas sociais serão percebidos a médio e longo prazo.
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Som perfeito
Smartwatch top
Qualidade JBL
iPhone barato