Política

Direto de Brasília: Senador baiano critica impasse nas votações das pautas econômicas do Governo Federal

Daniela Pereira / Bnews
Ângelo Coronel (PSD) reclamou do jogo de vaidade existente entre o Senado Federal e a Câmara dos Deputados  |   Bnews - Divulgação Daniela Pereira / Bnews
Daniela Pereira e Tácio Caldas

por Daniela Pereira e Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 05/07/2023, às 12h40 - Atualizado às 13h24


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Ângelo Coronel (PSD), em contato com a reportagem do BNews, que está em Brasília acompanhando as atividades do legislativo federal, transmitiu as suas preocupações em relação às discussões sobre as pautas econômicas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com ele, esse jogo político e a disputa de interesses entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, é o que tem travado as votações nas casas, inclusive a do Arcabouço Fiscal. "[...] há um jogo de vaidades muito grande, há uma disputa entre o congresso e o a câmara federal. Querem passar por cima de votações sem ainda está amadurecida", comentou Coronel.

No tocante ao arcabouço, o senador ainda se mostrou preocupado quanto a influência do "vai e vem" na aprovação e nas votações. "Nós temos ai o Arcabouço Fiscal, foi votado na câmara, veio para o Senado, que fez modificações e já se vê a câmara com ilações dizendo que não vai acatar as mudanças do senado", esclareu o parlamentar, antes de concluir transmitindo sua preocupação sobre a situação. "Então a gente fica muito preocupado com esse vai e vem, e com isso as pautas ficam praticamente sem soluções", alertou Ângelo Coronel.

O senador também criticou a postura do deputado baiano Cláudio Cajado (PP), relator do projeto na Câmara dos Deputados, que vem afirmando que não irá aprovar as mudanças feitas pelo Senado no texto do Arcabouço. "É o jogo da vaidade. Eu acho que o Cajado (PP) peca em ficar externando essa vontade dele, essa vaidade, porque na verdade se não houvesse o sistema bicameral, não teria graça", afirmou Coronel, antes desejar uma mudança de postura de Cajado. "Esperamos que o Cajado, uma pessoa inteligente, venha a mudar o discurso e a acatar as mudanças feitas pelo senado", finalizou Ângelo Coronel.

Reforma tributária

Sobre o projeto da reforma tributária, o senador baiano Ângelo Coronel foi enfático ao criticar a proposta e pontuar como a reforma tributária deveria ser. "[...] na minha ótica é uma reforma totalmente inócua, sem nenhuma condição de sem implantada no país. Nós temos que ter uma coisa mais palpavel, mais direta e que venha na verdade a reduzir impostos e facilitar a vida de quem paga os impostos e também a vida do consumidor", afirmou Coronel.

O senador ainda finalizou afirmando que o atual texto do projeto é equivocado. "E o do que eu estou vendo ai, nesse vai e vem, é que essa reforma que estão propondo é uma gafe que estão querendo colocar no colo do povo brasileiro", finalizou o parlamentar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp