Política

Direto de Brasília: senadores suspendem debate sobre PL da “Saidinha”

Pedro França / Agência Brasil
Decisão foi anunciada pelo vice-presidente da Comissão de Segurança Pública, Jorge Kajuru  |   Bnews - Divulgação Pedro França / Agência Brasil

Publicado em 02/04/2024, às 13h04 - Atualizado às 13h33   Daniela Pereira* e Daniel Serrano


FacebookTwitterWhatsApp

Os senadores que compõem a Comissão de Segurança Pública suspenderam a análise do projeto de lei que propõe aumentar as penas para crimes cometidos durante a saída temporária de presos, conhecida como PL da Saidinha.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A decisão foi anunciada pelo vice-presidente da comissão e vice-presidente do governo no Senado, Jorge Kajuru (PSB-GO), durante a sessão desta terça-feira (2). Em seu pronunciamento, parlamentar disse que a analise será retomada depois de uma conversa com o presidente Lula (PT) e com o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT).

"O adiamento está oficializado. Eu, como vice-líder do governo, me comprometo com os amigos e amigas desta comissão de Segurança Pública e com o país e, hoje mesmo, entrarei em contato com o presidente Lula. Tenho certeza que o líder [do governo no Senado] Jaques Wagner pensa da mesma forma para que o presidente possa apresentar a sua opinião. Assim acontecendo, a gente poderá agradar a maioria absoluta da população brasileira que espera por esse resultado”, disse Kajuru.

A proposta é de autoria da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e defende que, se um crime for cometido com violência ou grave ameaça à pessoa, a pena deverá aumentada de um terço até a metade. O projeto ainda pode valer para quem está em liberdade condicional, prisão domiciliar ou foragidos do sistema prisional.

*A Co-Editora de Política viajou para Brasília para cobertura especial

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp