Direto de Brasília

Executiva do DEM se reúne em Brasilia para tratar da fusão com o PSL

Reprodução
Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 21/09/2021, às 22h29   Victor Pinto*


FacebookTwitterWhatsApp

A Executiva do Democratas se reúne na noite desta terça-feira (21), em Brasília, para tratar sobre a fusão com o PSL. O assunto tem gerado expectativa no campo político, não só no Congresso Nacional, como também em diversos Estados brasileiros. 

A reunião é capitaneada pelo presidente e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que conta ao seu lado, na mesa principal, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). 

Um registro do encontro fora postado pelo ainda presidente estadual do DEM baiano, deputado Paulo Azi. Muito se questiona se Azi continuará mandatário do partido no Estado após a fusão, pois o seu colega, Elmar Nascimento (DEM), estaria de olho na cadeira. 

Mais cedo, em uma entrevista exclusiva ao BNews Agora, na Piatã FM, o senador Marcos Rogério (DEM-RO), quando questionado sobre a junção, afirmou que a reunião de hoje serviria para esclarecer questões pontuais da medida, principalmente a situação dos partidos em cada unidade da federação. 

O anúncio oficial da junção deste que se tornará o maior partido do Congresso seria nesta semana, mas, de fato, só deve acontecer em meados de outubro. 

Apuração feita pelo BNews no Congresso nas últimas semanas aponta para a certeza da unidade das siglas, que deve manter Luciano Bivar como presidente e ACM Neto como secretário geral. As únicas questões são afinar detalhes e correr contra o tempo. 

O novo partido que surgir da fusão DEM e PSL chega grande e com imponência, não só de fundo eleitoral e tempo de televisão nas campanhas futuras, como também de bancada na Camara Federal, a maior ultrapassando o PT, e no Senado, com sete cadeiras.

A nova sigla teria perfil conservador, de direita, liberal na economia, mas com um olhar atento às questões sociais, e caminharia com o postulante da terceira via à sucessão presidencial. A fusão não abre janela para o ingresso de novos deputados, mas, em contrapartida, autoriza a saída dos parlamentares sem a perda do mandato.

*O editor de Política do BNews viajou a Brasília para acompanhar a CPI da Pandemia

Relacionadas:

Número do DEM deve ser mantido após fusão com o PSL; identidade ainda é debatida  

Em negociação com PSD, Pacheco participa de evento de 10 anos da sigla

"Espero resultado efetivo na apuração de responsabilidade", diz Pacheco sobre CPI da Pandemia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp