Política

Disputa entre Ciro Nogueira e Wellington Dias tem Jaques Wagner como ponto central a favor de Lula e contra Lira; entenda

Elza Fiúza/Agência Brasil
Jaques Wagner é líder do governo Lula no Senado Federal  |   Bnews - Divulgação Elza Fiúza/Agência Brasil

Publicado em 26/08/2023, às 07h22 - Atualizado às 07h42   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Jaques Wagner (PT), que é o líder do governo Lula no Senado, tem uma missão importante a vista: barrar as investidas do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), sobre o Ministério do Desenvolvimento Social, atualmente comandado pelo ministro Wellington Dias (PT).

De acordo com o site O Bastidor, Lira tenta emplacar um aliado de um de seus principais "escudeiros", o senador Ciro Nogueira (PP), com a indicação do deputado André Fufuca (PP-MA). Ciro é crítico declarado do governo petista, mas espera ganhar com a pressão de Lira sobre o governo. A investida é estratégica e tem como mote a disputa no estado do Piauí, onde Dias disputa com Nogueira disputam protagonismo político.

Ainda conforme o Bastidor, Nogueira planeja ainda indicar a ex-governadora do Piauí, Margarete Coelho, para a presidência da Caixa Econômica Federal, no lugar de Maria ​Rita Serrano.

Wagner é entusiasta de o governo integrar o PP e o Republicanos, partidos de centro, na base de apoio, em nome da governabilidade. No entanto, não vê com bons olhos as investidas e propostas de Lira e do PP sobre o governo, tendo em vista os interesses petistas nos estados. 

Ciro Nogueira foi ministro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e planeja levar o PP a apoiar um candidato bolsonarista contra Lula em 2026.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp