Política

Vereador da tropa de choque de Bruno Reis reage à cobrança de líder da oposição

Montagem | Reginaldo Ipê/CMS
Ouvidor da Câmara de Salvador, vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) pediu informações a Sefaz acerca do imposto municipal  |   Bnews - Divulgação Montagem | Reginaldo Ipê/CMS

Publicado em 14/09/2022, às 20h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador de Salvador, Duda Sanches (UB) rebateu o também edil e Ouvidor-Geral da Câmara Municipal da capital baiana, Augusto Vasconcelos (PCdoB), após o comunista ter pedido, à Secretaria da Fazenda (Sefaz), informações sobre imóveis isentos de IPTU na cidade.

O comunista protocolou, na terça-feira (13), um ofício na pasta municipal cobrando explicações sobre a questão. De acordo com Vasconcelos, os dados se fazem necessários para esclarecer as informações desencontradas apresentadas pelo ex-prefeito e candidato ao governo do estado, ACM Neto (União Brasil).

O documento também solicita que as informações sejam prestadas por meio de uma relação contendo todas as referidas inscrições imobiliárias isentas, uma a uma.

“Essa informação é importante para que nós tenhamos a dimensão das medidas que devem ser adotadas em relação a atualização da legislação do IPTU. Somos a favor de que os imóveis dos mais pobres e das pessoas que não têm condições sejam isentos e queremos dar transparência, pois os números estão muito desencontrados”, justificou o vereador.

Após as declarações de Duda Sanches, o líder da oposição na Câmara, Augusto Vasconcelos, questionou o fato das informações sobre o cadastro de imóveis não contar no Portal da Transparência, também em resposta ao BNews.

“Se o vereador Duda Sanches informa que é tão fácil achar o cadastro de imóveis isentos de IPTU, porque isso não está no Portal da Transparência? Por que vários imóveis, por exemplo, na Vila Laura, estavam isentos em 2014 e passaram a ser tributados de 2015 em diante? Se os dados são públicos, por que não são apresentados? Na própria declaração do ex-prefeito ACM Neto ele cita que haviam 140 mil imóveis isentos até sua gestão, mas no Diário Oficial do Município publicado em 10/01/1994 constam que naquela época o número já era de 154 mil imóveis isentos. Queremos saber quem está falando a verdade. A sociedade clama por uma solução para os problemas do IPTU, mas tem gente que parece que tem algo a esconder. Como Ouvidor da Câmara não irei abrir mão de levar as demandas da sociedade e cobrar explicações”, disse Vasconcelos.

O vereador Duda Sanches afirmou que a capital baiana tem cerca de 262,2 mil imóveis isentos do IPTU, e acusou o comunista de tentar criar um factoide em torno de um tema fundamental para a cidade.

"Isso é um dado transparente, que está disponível para quem quiser acessar. O que lamentamos é mais essa tentativa insistente da oposição de criar factoide com um tema tão importante para a cidade como o IPTU. Parece que não admitem que nossa gestão tenha ampliado em mais de 120 mil imóveis o número de imóveis isentos”, disse.

Política rasteira

Ao sinalizar um equívoco do colega de Casa Legislativa, Duda insinuou que Augusto Vasconcelos estaria utilizando de uma política rasteira similar aos factoides que o PT vem criando na Bahia durante o período eleitoral. 

“Na própria entrevista que o vereador cita, Neto se corrige e informa que eram em torno de 140 mil. Quero acreditar que o vereador também tenha errado e não esteja usando isso de má fé, porque esse tipo de atitude em nada ajuda no bom debate para a cidade”, completou.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp