Política

“É uma tragédia absurda”, diz secretário sobre morte de criança de 10 anos em Lauro de Freitas

Paulo Macedo / BNews
Secretário lamentou morte de criança de 10 anos em Lauro de Freitas e enumerou ações do governo  |   Bnews - Divulgação Paulo Macedo / BNews
Lula Bonfim

por Lula Bonfim

[email protected]

Publicado em 27/07/2023, às 21h17


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, Felipe Freitas (PT), lamentou nesta quinta-feira (27) a morte do menino Gabriel Silva da Conceição Júnior, de 10 anos de idade, após ser atingido por uma bala perdida no município de Lauro de Freitas. O fato ocorreu no último domingo (23), após uma ação da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) no bairro de Portão.


Em entrevista exclusiva ao BNews, Felipe Freitas comentou a morte do garoto e enumerou as ações que estão sendo tomadas pelo governo de Jerônimo Rodrigues (PT) para combater a violência e diminuir o número de mortes no estado.


“A morte de uma criança de 10 anos, em qualquer contexto, diante de qualquer realidade, é uma tragédia absurda, em relação a qual nenhuma palavra é suficiente. Qualquer lamento ou manifestação de solidariedade é ainda pouco diante do tamanho da tragédia que a morte de uma criança de 10 anos representa”, lamentou Felipe Freitas.


“O governo tem a responsabilidade de sempre trabalhar para reduzir a letalidade, seja a causada pelas disputas das organizações criminosas, seja a letalidade policial. Eu tenho dito sempre — e essa é a orientação do governador — que a melhor operação policial é sempre aquela em que todas as pessoas saem vivas. Quem tiver que ser preso é preso e os policiais voltam para casa para cuidar das suas famílias. Quando há morte, a gente vai sempre precisar aperfeiçoar, porque é sempre uma tragédia”, continuou o secretário de Justiça.


Para resolver o problema da violência no estado, o governo do estado está apostando em duas frentes: a primeira passa pela adesão às políticas nacionais de combate à criminalidade e a segunda tem relação direta com a prevenção.


“Nós estamos fazendo dois grandes movimentos no governo, que já estavam previstos, mas que — claro — estão sendo de algum modo acelerados por conta da gravidade dos temas que a gente trata. Primeiro, um movimento de adesão às políticas nacionais do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci”, disse Freitas.


“Uma outra estratégia é fortalecer as ações de prevenção do governo do estado, sob coordenação do gabinete do governador, com a participação da Secretaria de Justiça e da Secretaria de Segurança Pública. São várias ações que reforçam a ideia da inteligência, cada vez mais, para que a gente possa reduzir o número de confrontos e aumentar a efetividade policial na área da prevenção, produzindo corredores de vida segura para que os jovens sejam cada vez menos cooptados pela violência criminal, mas também com apoio às vítimas e fortalecimento das famílias”, complementou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp