Economia & Mercado

Presidente do Banco Central tem participado e até discursado em eventos com políticos do governo Bolsonaro

José Cruz/Agência Brasil
Bnews - Divulgação José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 25/08/2021, às 07h45   Monica Bergamo, Folha


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, tem sido aconselhado a não ir a eventos com políticos que integram o governo de Jair Bolsonaro. Mas não tem seguido a recomendação.

Ele mesmo falou sobre isso em um jantar de empresário em apoio ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, na semana passada em São Paulo.

Campos até discursou. E deu uma explicação singela: todos no governo Bolsonaro, em sua visão, são técnicos. E por isso ele não vê problema em se misturar com os ministros. A proximidade não macularia a sua autonomia e independência.

O Banco Central ganhou recentemente por lei autonomia justamente com o argumento de que precisa ser blindado de influência política. Seus diretores agora têm mandato de quatro anos que não coincide com o do presidente da República.

LEIA MAIS:Prorrogar auxílios pode contrair economia, diz Campos Neto

A decisão dos parlamentares foi questionada no Supremo Tribunal Federal (STF). Em votação marcada para esta quarta (25), a Corte deve confirmar as regras aprovadas pelo Congresso, mantendo a autonomia.

Na semana, agências internacionais publicaram a informação de que Bolsonaro já está arrependido de ter apoiado a independência do BC, já que gostaria de influir mais na política monetária. Ele estaria incomodado com os índices inflacionários, que tradicionalmente corroem a popularidade de mandatários.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp