Política

Edson Fachin prega pacificação com o Congresso; saiba mais

Marina Ramos / Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara, Arthur Lira; Edson Fachin, ministro do STF; e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco  |   Bnews - Divulgação Marina Ramos / Câmara dos Deputados
Davi Lemos

por Davi Lemos

[email protected]

Publicado em 05/02/2024, às 20h11


FacebookTwitterWhatsApp

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, pregou nesta segunda-feira (5), a pacificação com o Congresso e pontuou que não é tarefa do Judiciário resolver crises políticas. Segundo ele, à Corte cabe “zelar pela verdade dos compromissos aqui [no Congresso] firmados, a começar pela nossa Constituição”.

“Cabe primeiramente à política resolver as crises políticas. Àqueles que depositam esperanças em outras instituições para superar nossas divergências urge recomendar confiança -pilar e expressão sublime da ética da responsabilidade. Estas casas sabem à democracia”, disse o magistrado, durante a abertura do ano legislativo do Congresso Nacional.

Fachin defendeu a independência dos poderes. “São fundamentais a independência e harmonia entre os poderes”, completou Fachin. A resposta do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), não foi tão amena quanto o esperado.

"Combateremos privilégios e discutiremos temas muito relevantes, como decisões judiciais monocráticas, mandatos de Ministros do Supremo Tribunal Federal e reestruturação de carreiras jurídicas, considerando as especificidades e a dedicação exclusiva inerentes ao Poder Judiciário”, disse Pacheco. 

Pacheco tem sido pressionado pela oposição para se posicionar contra membros do STF, principalmente após operações da Polícia Federal contra os deputados do PL Carlos Jordy (RJ) e Alexandre Ramagem (RJ).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp